(Salmos 18:2) - O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

terça-feira, 10 de maio de 2011

A cisterna não irá me impedir de Sonhar


Texto: Gn 37:18-20
De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos.

A bíblia fala de José o filho mais novo de Israel (Jacó), o filho mais amado de seu pai e Jacó e Jacó não escondia isso de ninguém, José era também o que delatava seus irmãos para o seu pai e por causa destas coisas eles (seus irmão) não gostavam de José e quando José começou a sonhar que a lua e sol e as onze estrelas e curvavam diante dele foi ai que eles passaram a odiar mais o seu irmão e resolveram matar José e lançá-lo numa cisterna.
As cisternas eram um lugar feito para guardar água...tipo de poço, geralmente eram feitas sobre pedras porosas...só que a cisterna que Jacó tinha sido jogado estava seco, então quando José caiu ele certamente se machucou e quando sonhamos nós muitas as vezes também nos machucamos, nos machucamos com os problemas da vida, com a falta de dinheiro, com as pessoas invejosas, com as pessoas que não conseguem ouvir os nossos sonhos e por causa disso tentam matar nossos sonhos.
Quando José foi jogado na cisterna ele foi jogado para morrer, mais Deus era com José (Atos 7:9) - E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. Isso faz toda a diferença quando Deus é conosco, podemos ser jogados numa cisterna com José, podemos ser trancados numa prisão como Paulo, podemos ser jogados numa cova de leões, mais quando Deus é conosco nada consegue nos segurar, nada consegue nos deter e nem matar os nossos sonhos.
 Deus trabalha de forma diferente ao que pensamos, quando achamos que não temos saída, Deus cria situações que mudam nossa história.
Queriam matar os sonhos de José, mais Deus tinha outros planos para José. Deus tem outros planos para você e para mim. Maiores são os pensamentos de Deus para a nossa vida. Deus também é com você!
Quando José estava no fundo da cisterna sem saber o que ia acontecer Deus já estava trabalhando na vida de José, e enviou uma caravana de ismaelitas e venderam José. Deus estão  trabalhando em sua vida também. Ele está preparando a tua saída da cisterna, creia nisto, pode demorar um pouco, você pode estar até machucado mais Deus está no controle, confie nEle, Deus não deixará você na cisterna pra morrer!
Os irmãos de José achavam que estavam fazendo um bom negócio, achavam que tinham acabado com os Sonhos de José mais era só o começo de uma grande vitória na vida de José. 
Após a cisterna José continuou sonhando, levou 17 anos mais Deus deu a vitória para José. Não deixe de sonhar os sonhos que Deus tem para você pois nenhuma cisterna irá lhe impedir de viver esses sonhos.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aprendendo em Juízes 15


Texto: Juízes 15:14-19
E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos. E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens. Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens. E aconteceu que, acabando ele de falar, lançou a queixada da sua mão; e chamou aquele lugar Ramate-Leí. E como tivesse grande sede, clamou ao SENHOR, e disse: Pela mão do teu servo tu deste esta grande salvação; morrerei eu pois agora de sede, e cairei na mão destes incircuncisos? Então Deus fendeu uma cavidade que estava na queixada; e saiu dela água, e bebeu; e recobrou o seu espírito e reanimou-se; por isso chamou aquele lugar: A fonte do que clama, que está em Leí até ao dia de hoje.

Tudo que está na bíblia é para o nosso ensino, até mesmo com os erros e com os pecados de grandes homens de Deus que estão escritos na bíblia devemos aprender, a bíblia diz que isto será saúde para o nosso corpo e vigor para os nossos ossos, sendo assim não vou falar da vida de Sansão nem de seu pecado mais vou falar do que aprendemos com o texto acima.

A primeira lição que aprendemos é que muitas vezes em determinadas circunstâncias nós nos sentimos presos, amarrados..mais temos que nos lembrar que o que habita em nós é maior do que o que está no mundo. Devemos nos lembrar que com Deus somos mais que vencedores, Paulo disse: tudo eu poso naquele que me fortalece. Não é por nossa força que iremos vencer mais pelo poder de Deus em nossa vida, quando Sansão estava amarrado o Espírito do Senhor se apossou poderosamente de Sansão e ele quebrou aquelas cordas como se fossem fios queimados, assim também o Espírito de Deus nos fortalece ao ponto de quebrarmos as barreiras, no salmo 18:34 diz que ele nos prepara para a batalha ao ponto de nosso braço quebrar um arco de bronze, essa força vem do Espírito do Senhor, no livro de Efésios capítulo 6 versículo 10 em diante diz que devemos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, quando estamos revestidos do poder de Deus ele lança fora os nossos medos.

A segunda lição que aprendemos é que Deus muitas vezes usa coisas simples para nos abençoar, Sansão achou uma queixada de burro, Davi usou uma pedra para derrubar o gigante, a mulher viúva tinha uma botija com um pouco de azeite, o que nós precisamos é usar a fé que temos e Deus vai usar o aquilo que temos. O que você tem agora em suas mãos é o que Deus vai usar para lhe abençoar. Quantas vezes achamos que Deus vai usar coisas grandes para nos abençoar e der repente Deus usa um versículo, um louvor, uma pessoa que não conhecemos direito, ele usa sua habilidade seu talento, tem pessoas que sabem fazer bolo, sabe fazer enfeites, arranjos e é assim que Deus vai abençoar sua vida.

A terceira lição que aprendemos é que sempre que vencemos uma batalha precisamos buscar a Deus, o problema é que a maioria das pessoas quando vencem uma batalha elas relaxam, quando arranjam o emprego não tem mais tempo pra Deus, ou, só procuram Deus quando o casamento está acabando e quando Deus opera não vem mais pra igreja, só vem aos domingos, quanto mais prósperos Deus nos faz, mais perto dEle devemos estar para que venhamos cair nas ciladas do diabbo. A bíblia diz que quando Moisés abaixava o braço o povo perdia, quando ele levantava o povo vencia, precisamos estar o tempo todo de guarda, vigilantes sempre prontos e preparados porque após uma batalha vencida vem sempre outra para vencermos. 

A quarta lição que aprendemos é que Deus sempre responde as nossas orações quando clamamos com fé, Sansão clamou ao Senhor como quem tivesse grande sede, ou seja, com grande necessidade, assim com grande sede devemos buscar a Deus, a bíblia diz: buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração Jr 29:13 e todo aquele que clamar ao Senhor será salvo At 2:21.

A quinta lição que aprendemos é que Deus dá água ao sedento Is 44:3, O Espírito Santo na bíblia também é representado pela a água e quando Sansão clamou ao Senhor Deus lhe enviou água ele reanimou-se, talvez você já esteja cansado de ficar lutando pela mesma coisa, pelo seu marido, por sua esposa, pelo seu casamento ao ponto de dizer que não agüenta mais e que está prestes a morrer, pois eu declaro para você que nesse momento Deus irá derramar água sobre você e tudo que há em você irá reviver, seus sonhos e sua forças, porque Deus dá forças ao que não tem forças e vigor aquele que não tem vigor. Deus te abençoe!