(Salmos 18:2) - O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

E agora o que posso e o que não posso fazer?



I Coríntios 6:12  - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
I Coríntios 10:23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
O que eu posso fazer e o que eu não posso?
Essa talvez seja a maior dúvida de muitos cristãos, principalmente daqueles que acabaram de aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.  A bíblia não define exatamente tudo o que podemos e o que não podemos fazer, somente através da comunhão com o Espírito Santo e da leitura da palavra de Deus é que nós temos o discernimento das coisas que nos são licitas e das que são, pois é a palvra que nos liberta como está escrito em João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará,
Mesmo não sendo crentes em Jesus todo ser humano em sua sã consciência tem um certo discernimento das coisas que são certas e erradas, por exemplo: roubar, matar, trair, mentir, se drogar, etc..mais o que acontece que na maioria mesmo sabendo que estas coisas são erradas elas acabam praticando, isso porque não tem a força necessária para vencer esse mal que está dentro delas. Outra coisa que podemos destacar é que as coisas de Deus não se discerne carnalmente veja o que diz em I Corintios 2:14-15 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Por isso que não é tão fácil entender o que se pode ou não fazer pois há uma luta entre a carne que é a vontade humana e Espírito que é a vontade de Deus e só se consegue entender o que é certo verdadeiramente quando fortalecemos o nosso espírito do Espírito Santo de Deus e isso só vem através de oração, jejum e leitura da palavra de Deus.
Vejamos algumas coisas que a bíblia diz que eu posso e o que eu não posso. Efésios 4:25-32
1.         Mentir v. 25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
2.         Perder a cabeça v. 26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
3.         Não dar lugar ao diabo v.27 - Não deis lugar ao diabo.
4.         Não roubar v. 28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
5.         Cuidado com as palavras v. 29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
6.         Não entristecer a Deus v. 30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
7.         Guardar o coração v. 31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
8.         Ser bom com as pessoas v. 32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Afinal o que posso e o que não posso então fazer? Beber, jogar bola, ir ao campo de futebol, sair com os amigos, sexo...
A bíblia me ensina que tudo aquilo que faz mal pra mim espiritualmente e fisicamente isso eu não devo praticar. Como nós lemos no inicio do estudo tudo eu posso mais nem tudo me convém e nem tudo me edifica precisamos buscar discernimento de Deus do que eu posso e do que eu não posso, se o que eu estou fazendo vai fazer bem pra mim e para as pessoas que eu amo. Existem outros textos da bíblia fala sobre o que é certo e o que é errado Gálatas 5:19-26.