(Salmos 18:2) - O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O pecado de Caim


Jeremias 17:10 “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.”

Quero usar este texto como base para falar sobre Caim e a oferta que Caim trouxe a Deus e que Deus não atentou para sua oferta:

(Gênesis 4:5) - E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

Sempre que ouço falar deste versículo ele sempre estava ligado ao tipo de oferta que Caim trouxe a Deus, alguns pregadores dizem que Caim não trouxe o melhor da terra para Deus, que ele não trouxe das primícias e até mesmo que ele trouxe algumas frutas com bichos e por isso Deus não atentou para sua oferta, felizmente a Bíblia não revela qual foi o motivo pelo qual Deus não atentou para a oferta de Caim deixando assim que o Espírito Santo nos leve a meditar nas Sagradas Escrituras, só sabemos mesmo é que Deus não atentou para a sua oferta e isso fez com que Caim fosse tomado pela ira.

Porque Deus não atentou para a oferta de Caim?

Deus conhecia o que estava no coração de Caim e por isso naquele momento Deus provou Caim para mostrar o que estava no seu coração, não estou falando de tentação, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta (Tiago 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.) mas estou me referindo sobre provação. Deus não nos tenta, mais nos prova (Deuteronômio 8:2 - E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.) (Jó 7:17:18 - Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração, E cada manhã o visites, e cada momento o proves?) Deus já conhecia a personalidade de Caim, conhecia seu temperamento agressivo e violento, conhecia que era vingativo, assim também Deus conhece a cada um de nós, e por nos conhecer Ele nos dá a chance de fazermos o que é certo, Ele nos dá a chance para que possamos nos corrigirmos, tanto que a resposta que Deus deu a Caim foi: Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar Gn 4:7. Se Caim tivesse feito o que era certo ele não teria reagido daquela maneira e mesmo que tivesse errado ele deveria resistir ao pecado (Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Caim não resistiu quando Deus não atentou para sua oferta, e quantas pessoas deixaram suas ofertas no altar e não receberam o que pediram de imediato? Quantos saíram da igreja ou dos caminhos do Senhor porque acharam que Deus não atentou para suas ofertas e por isso voltaram-se contra Deus ou contra igreja ou que colocaram a culpa na igreja de não receberem a prosperidade desejada e foram para outra igreja dizendo que Deus não estava naquele lugar?

Qual foi a intenção de Caim?

Chamar a atenção pra si e não verdadeiramente o de adorar a Deus? Queria parecer melhor que seu irmão? Quando o jovem rico chegou Jesus ele falou: “bom mestre” o que havia de errado nisto, quantos de nós já falamos pra Jesus que Ele é bom, mais Jesus conhecendo o coração do rapaz sabia que ele só queria bajulá-lo, não havia sinceridade em suas palavras, por isso que Jesus foi tão duro em suas palavras. Ao ofertarmos devemos fazer de todo o coração e com alegria (II Coríntios 9:7 -  Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.)
Creio que o maior pecado de Caim não foi o valor de sua oferta ou o tipo de sua oferta, mais o que realmente estava no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário